Você já ouvir falar sobre a fermentação natural? Conheça o método que tem feito cada vez mais sucesso por ser livre de aditivos químicos.
COMO OCORRE A FERMENTAÇÃO NATURAL?
O fermento natural/caseiro nada mais é do que uma cultura de microrganismos que ficam presentes no ar e na farinha. Este processo utilizado desde meados de 3.700 AC é formado pela junção de uma levedura (um tipo de fungo assim como os bolores e os cogumelos) em seu estado selvagem, combinado com lactobacilos que mantêm a acidez e evitam que outras bactérias indesejadas se desenvolvam, o processo costuma levar cerca de 18 a 24 horas.
COMO IDENTIFICAR?
Essa atividade apesar de levar mais tempo para ser feito, proporciona ao pão um sabor incomparável, de aspecto rústico, com uma casca crocante e um sabor levemente azedo.
QUAIS AS VANTAGENS?
Facilidade de digestão, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten, devido a sua fermentação mais lenta;
Índice glicêmico mais baixo do que outros pães, ou seja, eles liberam energia aos poucos e te deixam saciado por mais tempo;
Pode ser armazenado por mais tempo, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento. Mantendo o pão bom para consumo por uma semana ou até um pouco mais.
Aumenta o teor de bactérias benéficas no intestino;
Possui uma série de nutrientes devido à complexidade de sua composição.
Menor teor de carboidratos.
Com tantas vantagens, não tem motivo para não adicionar os pães de fermentação natural a sua alimentação. A gente garante: difícil é não viciar.