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Como melhorar os sintomas da TPM

 

TPM, a sigla é pequena, mas seus efeitos são gigantescos no corpo feminino. Considerada um dos maiores incômodos para as mulheres essa condição passa longe de ser apenas uma “frescura”.

Durante este período, os hormônios femininos passam por diversas alterações – o que vem a ocasionar incômodos como dores, ansiedade, irritabilidade, inchaço (retenção de líquidos), dificuldade de concentração, alterações no sono, entre outros.

A boa notícia é que tem solução! Apesar da variedade de remédios no mercado para reverter esse quadro a alimentação pode ser um grande aliado, e muitas vezes até mais efetivo, na diminuição desses sintomas.

O primeiro passo é evitar carboidratos refinados (macarrão, arroz branco, pão francês, lasanha, tapioca, salgados assados e fritos) e alimentos industrializados ricos em gordura saturada e sódio (lasanha congelada, pizza, salame, presunto, mortadela, vegetais enlatados, biscoito recheado). É também indicado evitar açúcar refinado, sal, cafeína e álcool.

E sabe aquela vontade incontrolável de comer chocolate que surge nesse período? É a forma que seu corpo encontra para pedir por mais magnésio, já que o cacau é rico neste nutriente. Não faz mal comer um pedacinho de chocolate, ainda mais se for amargo, já que ninguém é de ferro. Mas invista no consumo de outros alimentos que possam repor o magnésio, como: abacate, arroz integral, banana e Castanha de caju, que também são ricos na substância.

Outra dica importante é se hidratar bem, trace como meta ingerir pelo menos 8 copos de água por dia.

Com essas dicas, aliadas a exercício físicos, vai ser fácil passar pela TPM sem problemas.



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