farofa

Dicas para uma Ceia de Natal equilibrada

Natal é época de muita celebração, e um dos principais eventos da data é o banquete da noite de 24 de dezembro. No entanto, o delicioso jantar traz com ele alguns quilinhos extras para os seus participantes. Mas, se você está seguindo uma vida mais saudável e não está achando alternativa para fugir, saiba que não é preciso abrir mão dos pratos tradicionais. Basta investir em ingredientes mais leves e nutritivos, e nós vamos contar como para você!

Sim, é possível unir o tradicional com o saudável, você consegue desfrutar por completo dessa época do ano, sem descuidar da sua saúde! Para isso, conversamos com a nutricionista do Bee. O, Aline Quissak, que preparou uma sugestão de acompanhamento e uma de sobremesa que vão deixar a sua ceia de Natal ainda mais saborosa e saudável.

FAROFA LOW CARB

Ingredientes:
– 1 xicara de farinha de grão de bico
– 1 xícara de aveia em flocos – ½ xícara de quinoa em flocos (não vale a em grãos aqui!) – 4 colheres de sopa de farinha de linhaça
– 5 colheres de sopa de semente de girassol ou castanha de caju
– 2 colheres de sopa de açafrão da terra (cúrcuma)
– 2 dentes de alho
– ½ xicara de cebola picada
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Salsinha e cebolinha a gosto
– Orégano e manjericão a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela adicione 3 colheres de sopa de azeite virgem, refogue o alho e a cebola e adicione as farinhas, em fogo baixo mexa até “doura-las”. Torre as até ficar crocante (mas sem deixar queimar) adicione os temperos e mexa mais um pouco. Aproveite!!

Benefícios nutricionais: Modula a ansiedade, diminui o inchaço, e melhora a inflamação para fechar o ano com chave de ouro e iniciar o próximo com mais saúde e disposição.

SORVETE SAUDÁVEL DE CHOCOTONE

Ingredientes:
– 250g de cream cheese
– 1/2 xicara de iogurte natural integral de consistência firme
– 1 colher de sopa de rum
– 2 colheres de sopa de essência de baunilha
– 1 colher de sopa de raspas de laranja
– ½ xicara de chá de mel ou melado de cana
– 3 colheres de sopa de manteiga/pasta de amendoim ou de amêndoas
– 150 g de chocolate 70% derretido
– Pode adicionar frutas secas se preferir como uva passa e damasco desidratado
Modo de Preparo: Batata todos os ingredientes, exceto o chocolate, no processador (mais fácil) ou no liquidificador (fica mais difícil, mas dá certo). Tem que usar o açúcar na forma líquida para dar a cremosidade do sorvete, por isso não use açúcar, nem adoçante e sim mel ou melado de cana. A essência natural de panetone é dada pelo rum + raspas de laranja + baunilha (e frutas secas). Depois de bem homogênea a massa despeje no pote que usará para o sorvete (preferência um de inox com tampa). Adicione aos poucos o chocolate derretido, mexa apenas um pouco, não queremos que vire sorvete de chocolate e sim pedaços de chocolate, apenas dê uma leve misturada com um garfo. Tampe de deixe gelar por pelo menos 8 horas. Na hora de servir retire e espere dar uma leve derretida para que consiga fazer as bolas de sorvete.

Benefícios nutricionais: Além de alegrar o coração e a consciência, auxilia na melhora da concentração e disposição, para festejar a noite inteira com a família e os amigos! Diferente dos outros sorvetes que dão uma sonolência.

E aí, gostou? Agora você não precisa mais sentir aquela preocupação do que comer durante a celebração!



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